Dicas de como escolher a rede de proteção correta para o seu negócio

como escolher a rede de proteção

Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com a segurança e o conforto não só de sua família, mas também, do seu negócio. E as redes de proteção são meios necessários e eficazes para quem deseja criar um espaço seguro para seus funcionários. 

Redes de proteção são mais comuns do que se pensa e tranquiliza qualquer pessoa que entende a necessidade dela em sua residência ou empresa. 

Neste artigo vamos abordar um pouco sobre este meio tão importante de proteção para o seu negócio, juntamente com dicas para te ajudar a escolher a melhor rede de proteção para a sua empresa. 

O que é uma rede de proteção? 

Uma rede de proteção ou tela de proteção, como também é conhecida, nada mais é do que o conjunto de malhas entrelaçadas que juntas formam uma grande rede que evita quedas e acidentes. 

É normal ver essas telas em apartamento, principalmente, os que ficam em um andar muito alto, essas telas se encontram em lugares como:

  • Janelas;
  • Varandas;
  • Escadas;
  • Parapeitos.

Essa rede é tão importante que até mesmo uma corretora de seguro de vida recomenda o seu uso quando veem que o ambiente pode ser propício para algum tipo de acidente.

Por que essa rede de proteção é tão importante? 

Algumas pessoas ainda pensam que não vale a pena ter todo o trabalho de procurar e contratar uma empresa para instalar este tipo de rede, ainda mais quando descobrem o valor total do serviço. 

No entanto, as redes de proteção estão longe de ser um gasto, mas sim um investimento focado na segurança e bem-estar da sua equipe. 

Supomos que uma empresa de terceirização em Fortaleza se encontra no décimo andar de um prédio sem redes de proteção. 

Em um determinado dia, um funcionário que sofre de labirintite decide tomar um ar na varanda do andar que não contém rede de proteção. Se esse mesmo funcionário sofrer uma queda, o resultado provavelmente seria fatal. 

 

Muitos ainda acham que as redes de proteção são necessárias apenas quando se tem crianças ou animais de estimação no local, e esse pensamento acaba colocando a vida de outras pessoas em risco. 

Assim como um fabricantes de placas solares se preocupa com a qualidade do seu serviço e a segurança de seus funcionários, que são submetidos a altas temperaturas para fabricar o produto, é seu dever se preocupar com a segurança de seus colaboradores. 

Além de proteger contra quedas e acidentes, as redes de proteção também são muito úteis para evitar invasões e tentativas de assalto contra a empresa. 

Não é surpreendente ver nos noticiários que um grupo de assaltantes tentou invadir uma empresa entrando pela janela ou sacada, isso mostra como a empresa fica numerável sem um sistema seguro. 

Tirando toda a proteção que a rede já fornece para os seus filhos pequenos e animais de estimação dentro da sua casa, ela também oferece a segurança e conforto para seus funcionários. 

Por isso, não pense que o fato de ter que gastar muito dinheiro na instalação de uma rede de proteção justifica o fato de não colocá-la para proteger a sua vida e a dos seus colegas de trabalho.

Normas técnicas para instalação 

Assim como tudo na vida, a instalação de redes de proteção também exige cuidados necessários. Para isso, há normas que regulamentam a instalação dessas redes, confira abaixo.

De acordo com a NBR 16046/2012, que se divide em três partes, as normas para a instalação de uma rede de proteção são:

NBR 16046-1

A primeira norma diz respeito a fabricação da rede de proteção, ou seja, qual a melhor empresa para produzir a rede de proteção da sua empresa. 

Assim como uma pessoa que procura por mandrilhadora de campo preço na internet deseja achar uma marca confiável para adquirir este produto, você também pesquisar a fundo qual a melhor empresa para fornecer a você o melhor serviço. 

Para isso, pesquise nas redes sociais e converse com outras pessoas que já realizaram a instalação de uma rede de proteção. 

Elas podem te ajudar a entender ainda mais sobre o assunto e até a indicar um bom profissional para a realização do serviço. 

NBR 16046-2 

A segunda norma é focada na corda para a instalação da rede de proteção, ou seja, em qual material será usado para fabricar a tela que será posta na sua empresa. 

Uma rede de proteção para um consultório de plano empresarial saúde é diferente de uma rede de proteção para uma quadra esportiva, por exemplo.

Enquanto a rede da quadra se preocupa em evitar apenas que a bola saia daquele espaço, a rede de proteção para a sua empresa precisa ser feita com um material resistente para evitar acidentes e quedas. 

Portanto, pesquise e entenda muito bem qual a matéria-prima do material que será usado pela empresa contratada para fazer a instalação dessa rede. 

Não tenha dúvidas sobre o procedimento, mas tenha certeza de que o resultado final será como o esperado. 

NBR 16046-3 

E a última norma de instalação é focada apenas no processo de instalação da rede, ou seja, no momento onde a equipe selecionada irá até a sua empresa realizar o serviço. 

Para isso, é necessário que você já entenda sobre o processo antes mesmo que ele seja feito, pergunte a empresa que você contratou tudo sobre o serviço, desde como ele é feito até quanto tempo ele leva para ficar pronto. 

Se esforce para acompanhar a instalação do início ao fim, mesmo que a sua empresa seja uma administradora de condomínios e a sua rotina seja bem corrida, tente separar o tempo que foi determinado pela empresa para acompanhar a realização do serviço. 

Dessa forma, você consegue ver tudo o que está sendo feito e se o passo a passo vai de acordo com o que você esperava. 

Caso você tenha mais alguma dúvida em relação a essas normas, você pode entrar em contato com qualquer empresa de instalação para que eles lhe esclareçam ainda mais estes pontos importantíssimos para a realização do serviço. 

Dicas para escolher a melhor rede de proteção 

Muitas pessoas se sentem perdidas na hora de instalar uma rede de proteção na sua empresa, isso porque o mercado está repleto de marcas e opções para isso. 

Por esta razão, separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha, confira: 

Pesquise bastante 

Como mencionamos em uma das normas de instalação anteriormente, pesquise na internet  converse com amigos e parceiros sobre este assunto, eles podem lhe ajudar e muito neste processo. 

Assim como qualquer outra pessoa usa a internet para pesquisar sobre um procedimento que não conhece, como a retirada de um alvará de funcionamento, por exemplo, use-a como ferramenta para te ajudar neste processo também. 

Converse com profissionais 

Você talvez já tenha ouvido aquele ditado popular que diz que perguntar não mata ninguém, pois bem, perguntar a um profissional da área como funciona a instalação da rede de proteção não irá arrancar um pedaço seu e nem dele. 

Assim como uma pessoa que procura por uma empresa de consultoria tributaria pode falar antes com um profissional da área para entender mais sobre o assunto, você também pode. 

Um profissional qualificado pode ser o seu guia dentro do mercado e te indicar as melhores opções de acordo com o que você precisa. 

Compare 

Após pesquisar e conversar com profissionais e empresas sobre o serviço, compare tudo o que coletou para ver qual a melhor opção para você. 

E quando falamos de tudo, é tudo mesmo: preço, empresa, marca, material, fabricação, instalação, avaliação dos clientes, recomendação de profissionais e garantia. 

Dessa forma, você consegue entender qual faz mais sentido para você e qual pode ser a melhor opção para a sua empresa, protegendo seus funcionários e garantindo a segurança e bem-estar de todos. 

Considerações finais

A rede de proteção é uma ferramenta extremamente necessária e benéfica para a sua empresa, além de garantir a segurança de todos ela traz a sensação de conforto para seus colaboradores. 

Esperamos que as dicas e informações apresentadas neste texto possam ser úteis para você que pensa em instalar uma rede de proteção, leve em consideração tudo o que apontamos aqui e não esqueça de sempre pesquisar muito sobre o assunto. 

A segurança dos seus colaboradores deve ser prioridade dentro do seu negócio, tornando o ambiente de trabalho um lugar aconchegante e confortável para todos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ligue para nossa equipe.