Como escolher a melhor rede de proteção para seu gato

Você provavelmente já se perguntou, qual é a melhor rede de proteção para gatos que existe? Afinal, qualquer pessoa que tenha um animal de estimação em sua residência entende bem que os felinos gostam de se aventurar e passear em locais estreitos e altos (e com isso, perigosos).

Gatinhos como os que citamos e vivem observando o mundo através de janelas, podem estar em constante perigo, especialmente em locais de grande altitude. Portanto, este pequeno artigo vai lhe ajudar a ter um imóvel seguro para as pessoas e para o seu gatinho.

QUAL A MELHOR TELA DE SEGURANÇA PARA GATOS?  – H2

Ter um gato pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Alguns querem que um gato se abrace e se sente no colo; outros estão felizes em viver com um gato muito independente que passa a maior parte de seu tempo fora e não quer muita interação humana.

O que é importante é que você tente encontrar um gato que interaja com você se você quiser. Nem todos os gatos são iguais e como cada gato individual se comporta com você pode depender de sua personalidade inerente e de suas primeiras experiências (ou falta de experiências), o que pode torná-lo temeroso ou confiante com as pessoas e com a vida em geral.

SEGURANÇA E BEM ESTAR FELINO – H2

O ambiente no qual você mantém um gato também é extremamente significativo – por exemplo, se ele vive com muitos outros gatos que não se dão bem, então ele será estressado e reagirá de forma diferente do que se estivesse sozinho.

Embora não haja uma maneira garantida de escolher o gato perfeito para você e seu estilo de vida, compreender suas expectativas ajudará você a trazer para casa um gato que deve ser capaz de lidar com seu novo ambiente e ser o animal de estimação que você também quer.

Seja numa casa térrea ou apartamento, você deve garantir o princípio básico de um dono de gato ou demais animais de estimação. Ele vai viver pela rua, com liberdade para ir e vir, ou será um bichano 100% caseiro? Quando falamos de apartamentos, a segunda opção aparentemente é a única hipótese, não é mesmo?

Isso porque os gatos gostam de permanecer nas bordas das janelas de casa, observando o andamento das atividades. Isso sem falar em seu instinto de caça felino, que pode fazer com que ele salte de locais inseguros tentando pegar um passarinho ou qualquer outro tipo de objeto voador.

Para corrigir esta preocupação, o ponto importante e também ideal é usar redes de proteção para gatos em todas as janelas e também em terraços, varandas e portas. Para evitar contratempos, a instalação dessas  proteções nas janelas da casa, tem que seguir alguns requisitos, uma vez que a chegada do gatinho vai mudar toda a sua rotina.

QUAL MODELO DE REDE DE PROTEÇÃO É O MAIS INDICADO PARA GATOS? – H2

Como já explicamos acima, a primeira coisa é ajustar os “pontos de fuga” de seu imóvel. Experiências em ambientes que não são ajustados para gatos de estimação podem resultar em acidentes significativos, pois aquela história de que gato cai em pé não vai funcionar se ele cair de uma altura superior a 3 andares.

O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que existem dois projetos de telas de gatos que são geralmente utilizados: as de 3×3 cm e também as de 5×5 cm. Essa “diferença” de espaçamento na trama deve ser proporcional ao tamanho do seu bichinho de estimação.

TELA DE PROTEÇÃO PARA GATOS: QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS TAMANHOS 3×3 E 5×5 – H2

Na situação de gatos filhotes, por exemplo, a trama de tamanho 3×3 (que tem um buraco muito menor) dificulta a passagem do bichinho através dela, evitando acidentes e também fugas inesperadas.

Este modelo também pode ser utilizado para gatos adultos, porém com um problema. A tela menor tem também mais chance de ser mordida e mastigada pelo gato adulto. Se isso acontecer, dê preferência para o modelo 5×5, pois além de mais forte, permite que o felino coloque todo seu focinho na abertura da tela e, portanto, vai dar menos vontade dele rasgar toda a sua proteção.

REDE DE PROTEÇÃO: POR QUE É TÃO IMPORTANTE? H2

Cada dia mais os gatinhos são criados de forma “indoor” (sem acesso à rua). Por um lado isso é ótimo, pois aumenta a expectativa de vida do seu bichinho, fazendo com que eles vivam até 16 anos. Já os gatinhos que são criados livres costumam viver apenas metade desse tempo, pq o risco de doenças, brigas e atropelamentos aumenta consideravelmente.

Portanto, manter o ambiente telado e seguro é um ato de amor com o seu bichinho. Você não pode ignorar essa segurança fundamental para a vida do seu gatinho.

FIQUE DE OLHO NO MATERIAL – H3

Precisa de mais argumentos para você colocar rede nas janelas? Não, né? Então, separamos algumas dicas para você escolher a melhor rede de proteção para seu gatinho!

EVITE AS TELAS DE ARAME – H3

A tela de arame é muito mais resistente que as redes de proteção. E justamente por isso, elas podem machucar o seu bichinho. Como não tem elasticidade, o arame pode prender a pata ou pescoço do bichano e provocar um acidente ao invés de protegê-lo. Fora que ela enferruja e com isso, pode até transmitir tétano.

TELA DE POLIETILENO: AS MAIS RESISTENTES – H3

O Polietileno é um material plástico muito utilizado em diversos materiais, justamente por ser bem resistente e impermeável. Sua grande durabilidade e resistência a deixam muito próximo da tela de arame, porém com a flexibilidade e a vantagem de não enferrujar, além de ser fácil de limpar.

TELA DE POLIAMIDA: BARATA E EFICAZ – H3
A rede de nylon é também bastante eficaz. É o tipo de tela de proteção mais barato, por ser menos resistente. Se o seu gatinho gosta de “destruir” as coisas, evite essa opção. Ele também absorve pó e poeira e tem uma vida útil menor que o polietileno, por isso a diferença de preço.

FAÇA UM PLANEJAMENTO E ESCOLHA UM FORNECEDOR ADEQUADO – H3

O primeiro passo para saber qual é a rede de proteção ideal para gatos é selecionar o distribuidor ideal. A Compacta Redes é uma empresa que oferece telas de proteção de qualidade superior, dentro dos padrões de segurança utilizados pelo INMETRO, bem como a exigência da ABNT NBR 16046-1:2012.

De acordo com os critérios da ABNT, as telas de segurança para janelas residenciais não podem ser produzidas utilizando materiais reciclados. Elas precisam ter características de resistência ao fogo, à luz solar, bem como a um peso específico.

Além disso, esteja ciente de que, de acordo com o critério regulamentar, as telas mosquiteiras devem ter uma garantia de uso de, no máximo, 3 anos. Se suas telas ultrapassarem este período, solicite uma nova visita técnica para manter sua proteção residencial constantemente atualizada.

Ao seguir  todas estas sugestões, você já sabe qual é a melhor rede de proteção para os seus pets, certo? Telar sua casa para acolher e proteger seu gatinho é, antes de tudo, um ato de amor.

Ligue para nossa equipe.